terça-feira, 4 de outubro de 2011

BLUES E PENTATÔNICAS


BLUES E PENTATÔNICAS

História
Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras,[1] que descobriu que, se uma corda gerava uma nota "x" e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente[1]. Foi o início da harmonia na música.
A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras, era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância". Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons.

 Pentatônica maior

A escala pentatônica maior, mais usada, é aquela derivada da escala maior (ou jônica, iônica) quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):
C D E G A (ou Dó Ré Mi Sol La) ⇒ repare que as as notas F (Fá) e B (Si) da escala maior natural foram suprimidas
T 2 3+ 5 6 ⇒ graus da escala
Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.
EscalaPentatonicaMaior.png

 Pentatônica menor

O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):
C Eb F G Bb (ou Dó Mib Fa Sol Sib)
T b3 4 5 b7
  • Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.
Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.
EscalaPentatonicaMenor.png

[editar] Outras escalas pentatônicas

Como já foi dito, podemos montar escalas pentatônicas bastando, para isto, pegar 5 notas distintas quaisquer.
Pentas menores:
C Eb F G Bb ⇒ penta menor com sonoridade próxima da escala menor de blues.
C Eb F Ab Bb ⇒ penta menor com sonoridade próxima da escala frígia
C Db F G Bb ⇒ penta menor com sonoridade japonesa
C Eb F G A  ⇒ penta menor com sonoridade jazz
C Eb F A Bb ⇒ penta menor com sonoridade alterada
Pentas maiores
C D E G A  ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural
C D E G Bb ⇒ penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia
C D E Gb A  ⇒ penta maior com sonoridade jazz ou lídio

[editar] Aplicações

  • As escalas pentatônicas maioresmenores são as escalas maisestáveis pois não possuem intervalos de semitom e por isso são facilmente reproduzidas vocalmente, podendo ser cantadas
  • As escalas pentatônicas são mais ambíguas do que as escalas diatônicas de 7 notas e por isso são boas opções para o improviso,assim para um mesmo acorde podemos escolher várias pentas que soarão bem com ele…
  • Invertendo as notas desta mesma escala pentatônica maior temos outras quatro escalas pentatônicas. Assim a escala penta maior de C começada na nota A formará a escala penta menor de A.
  • Na guitarra ou violão podemos memorizar facilmente os 5 padrões ou shapes formados por cada inversão da escala pentatônica e usá-los para o improviso
  • No blues é comum usarmos a pentatônica menor para improvisar sobre um acorde dominante maior. Por exemplo, podemos improvisar com a penta menor de Lá (A) no acorde A7 (lá maior dominante).

Referências

    5 SHAPES DAS  PENTATÔNICAS
  1. ↑ a b Philolaus, in Stanford Encyclopedia of Philosophy.

    Blues


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